INSPIRAÇÃO

FAB realiza sonho de criança em conhecer aviões

João Guilherme já enfrentou pelo menos nove cirurgias, inclusive um transplante hepático, e está em tratamento hospitalar
Publicada em: 28/04/2023 11:59
Imprimir
Fonte: BABR, por Aspirante Michelle Daniel
Edição: Agência Força Aérea, por Aspirante Gabrielle Varela

Os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) sempre encantaram o pequeno João Guilherme, de apenas 6 anos, que embora com tão pouca idade, é sinônimo de superação. O sonho do menino de conhecer de perto as aeronaves foi realizado, no dia 17/04, pelo Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA) - Esquadrão Guará, localizado na Base Aérea de Brasília (BABR).

A visita marcada por emoção foi possível por meio da coordenação da ONG Make-a-Wish, cujo foco é realizar sonhos de crianças com doenças críticas. João já enfrentou pelo menos nove cirurgias, inclusive um transplante hepático, e ainda está em tratamento hospitalar. Por isso, o Esquadrão Guará abriu as portas para o pequeno, acompanhado dos pais e dos seus dois irmãos.

“Para ele, foi uma felicidade imensa porque desde mais novo ele é fascinado por tudo o que envolve as Forças Armadas. Ele sempre sonhou em conhecer os aviões. E para mim, como mãe, foi também foi um momento muito especial vê-lo feliz”, contou a mãe de João, Adriele da Silva Ferreira Dourado. “A gente faz de tudo para realizar as vontades dele, principalmente porque, desde o primeiro mês de vida, começaram os desafios pela sobrevivência. Ele brinca, corre, anda de bicicleta, mas quem olha para ele, não imagina o que já enfrentou”, acrescentou.

O caçula de três filhos de Adriele foi recebido pelo Comandante do 6º ETA, Tenente-Coronel Aviador André Luiz Cornélio Maia, que apresentou a importância da educação escolar e mostrou algumas atividades desenvolvidas pela FAB. O garoto teve a oportunidade de conhecer de perto um pouco do dia a dia dos militares que atuam na Unidade Aérea, conversou com os pilotos e tirou diversas dúvidas.

Segundo o Comandante, visitas como a de Lucas são extremamente motivadoras. “É uma simbiose. Certamente foi uma experiência marcante para o João Guilherme e a família. Para nós, tripulantes, conhecer um pequeno guerreiro de apenas 6 anos de idade e que já superou inúmeros desafios é gratificante. Vimos, na prática, que nunca será em vão uma decolagem de um Guará para salvar vidas!”, disse.

Antes de ir embora, João realizou outro sonho ao ganhar de presente um macacão de voo personalizado, réplica do 8º uniforme, utilizado pelos aeronavegantes (pilotos, mecânicos, comissários, entre outros).

Fotos: Soldado Bispo / BABR